Para dar início à etapa de visitas a escolas para divulgação do Projeto Escola Íntegra (PEI), uma etapa importante foi realizada no dia 11 de junho. Os Auditores do Estado Álvaro Luis Gonçalves dos Santos e Flávio Ruggiero Longhi fizeram uma apresentação especial para a 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O órgão é responsável por supervisionar e administrar as políticas públicas educacionais de Porto Alegre.

No evento, realizado de forma online, foram apresentadas as mudanças do Projeto para o ano de 2024. Este ano, o PEI conta com um orçamento de R$ 40 mil – em 2023, foram R$ 10 mil –, com o qual se pretende atrair mais escolas e alunos, distribuindo mais prêmios em novas categorias. No ano passado, participaram 530 manifestações artísticas de 74 escolas.

Em breve, as visitas às escolas serão realizadas pela equipe de auditores do PEI, para falar ao público-alvo sobre integridade, combate à corrupção, ética e outros temas relacionados ao propósito do concurso de manifestações artísticas realizado pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage).

O Projeto conta com a parceria da Secretaria Estadual de Educação na sua divulgação e execução. A comissão organizadora do PEI 2024 é formada pelos Auditores do Estado Aline Casella Amirati, Álvaro Luis Gonçalves dos Santos, Flávio Ruggiero Longhi e Tayguara Marques Moreira.

O PEI nasceu no bojo da Lei Anticorrupção Estadual, aprovada em 2018, e da implantação do primeiro Programa de Integridade do Estado, que serve de referência para ações de compliance nos órgãos do governo. A partir do amadurecimento das práticas de controle interno, percebeu-se a necessidade de expandir as políticas públicas de integridade para além da esfera governamental – mirando a formação dos jovens em idade escolar.

Com informações da ASCOM/Sefaz