“Os programas de integridade são fundamentais em toda administração pública, pois se configuram em um conjunto estruturado de mecanismos internos e medidas institucionais voltadas à prevenção, detecção, punição e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta.” O destaque é do Auditor do Estado Álvaro Luis Gonçalves dos Santos, presidente do Comitê de Integridade Pública no Poder Executivo do Estado. Ele foi o palestrante no evento “Integridade Pública no Poder Executivo”, realizado no dia 14 de junho pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) para autoridades da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP).

Direcionado aos gestores e chefes de órgãos vinculados, o objetivo do encontro foi apresentar as iniciativas de integridade pública que estão sendo realizadas pelo Comitê e tratar sobre o combate à corrupção, levando também as melhores práticas de compliance dos países-referência no tema para os líderes da SSP.

Álvaro Luis Gonçalves Santos, que também integra a diretoria do Sindicirgs, reforça a importância de fazer esse trabalho junto à SSP, pela relevância da pasta, uma das maiores secretarias de Estado, tanto em número de pessoal quanto em orçamento.

O evento contou com abertura do secretário de Segurança Pública, Sandro Caron de Moraes. Participaram diretores e adjuntos dos departamentos da SSP, assim como chefes, comandantes, comandantes, delegados e coordenadores regionais da Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícia, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito.

Com informações da ASCOM/Sefaz